História
No dia 18 de Maio de 1944, um grupo de jovens da nossa terra, liderados por Filipe Gameiro Pereira, juntavam-se e formavam um clube, com o objectivo de no seu seio, ocuparem os seus tempos de ócio.
Encetou então o Clube Desportivo de Belas, assim foi chamado pelos seus fundadores, um longo caminho desportivo, social e cultural.
No começo, iniciou-se apenas com uma modalidade: o futebol. Isso deveu-se fundamentalmente ao entusiasmo dos fundadores por esta modalidade, praticando-a alguns deles como poucos. Para este entusiasmo contribui o facto de ter sido em Belas, mais exactamente no pátio da Quinta do Bom Jardim, que se disputou o primeiro jogo de futebol, realizado no nosso país.
Não se descurava no entanto a vertente social. Nesse sentido, organizavam-se nessa altura também, frequentes convívios entre a juventude da freguesia, com os seus afamados bailaricos.
Com o andar dos anos, a muita carolice, empenho e disponibilidade dos sucessivos dirigentes, que naturalmente é fundamental nestes clubes, foi contribuindo para o aumento das modalidades, havendo alturas em que o Clube Desportivo de Belas teve para além da secção rainha de futebol, as secções de Atletismo, Ciclismo, Ginástica, Motocross, Rugby, Tiro ao Arco e tiro ao chumbo.
E o que é certo, é que teve o clube em todas elas atletas que souberam com a sua prática, desportiva e humana, elevar bem alto o nome do Clube Desportivo de Belas.
Vários títulos e vitórias foram alcançados, destacando-se de entre as mais importantes, as seguintes:
FUTEBOL: Taças de Lisboa; Taça João Rosa; Título de campeão regional de juniores da 2ª. divisão; Título de campeão regional de seniores da 3ª. divisão. Vários atletas iniciados no Clube, atingiram posteriormente plano de destaque em clubes da 1ª., 2ª. e 3ª. divisões nacionais, destacando-se entre eles o Luís Horta, o Luís Filipe, o José Manuel, o Francisco Cardoso ou o Fernando Pereira
O empenho da CDB em prol desta modalidade foi reconhecido até internacionalmente, pois a FIFA agraciou o Clube aquando do seu 20.º aniversário, e inscreveu o nome do Clube Desportivo de Belas no seu livro de honra.
CICLISMO: Título de campeão nacional de iniciados com o atleta Jorge Luis; Título de campeão nacional de juniores com o atleta José Fernandes; Título de campeões nacionais de rampa com os atletas Carlos Marques e António Coelho; Vencedores por equipas de duas voltas à Ilha da Madeira vencendo simultaneamente a classificação geral e prémio da montanha.
RUGBY: Várias participações em campeonatos regionais, nacionais e taças de Portugal, com alguns títulos nas classes juvenis. (Sobre esta secção voltaremos a falar mais tarde, uma vez que se destacou posteriormente do CDB formando o Rugby Clube de Belas, que terá também uma página neste boletim).
MOTOCROSS: Organização por parte do Clube Desportivo de Belas de várias provas do campeonato nacional; Equipa do Clube disputando o campeonato nacional, onde se destacavam o Armando Padre Santo (filho) e o João Santos; Iniciação no Clube de António Oliveira, várias vezes Campeão Nacional, e ainda hoje um dos melhores praticantes da modalidade.
A intenção de fazer crescer o Clube Desportivo de Belas na sua vertente desportiva, humana e social terá de ser obrigatoriamente um dos principais objetivos do clube, criando condições para um crescimento sustentável, não apenas no imediato mas igualmente quando falamos de um futuro a médio e longo prazo.
A capacidade e o desejo de envolver os atletas, sócios e simpatizantes do Clube Desportivo de Belas no dia a dia do clube, aliado a um sentido de identidade transversal a todos os intervenientes no processo formativo é algo a que o clube tem de almejar, desejando continuar a efetuar história.