Ética Desportiva

"A atividade desportiva deve ser desenvolvida em observância dos princípios da ética, da defesa do espírito desportivo, da verdade desportiva e da formação integral de todos os participantes"

E neste sentido o Clube Desportivo de Belas desenvolveu um conjunto de atividades/projetos que visam a consciencialização e sensibilização para temáticas como, por exemplo, o fairplay e o bullying.

 

 

O Jogo Beneficiário: Consiste na recolha de bens alimentares para serem entregues à "AMABET" e à "Amanhecer Esperança Associação". Decorre no início da época, nos jogos de apresentação de cada escação.

 

Cartão Ético: Sistema de avaliação comportamental dos adeptos, através das equipas de formação. No final de cada jogo realizadp cada equipa, juntamente com o seu treinador, irá premiar ou penalizar o comportamento dos adeptos presentes no jogo, através do Cartão Verde (Comportamento exemplar que promove os valores éticos e de fairplay) ou do Cartão Vermelho (Comportamento que não vai de encontro à promoção dos valores éticos e de fairplay)

 

Pai Árbitro:  O objetivo é "inverter" os papéis e fazer com que os pais tenham noção das críticas feitas aos árbitros, e percebam o quão difícil é arbitrar os jogos, bem como tudo o que envolve este processo de arbitragem.

 

Golo Solidário: Cada golo que as nossas equipas marcarem em momentos oficiais, doaremos 1€ à Operação Nariz Vermelho.

 

Palestras contra o Bullying: Desenvolvemos ações de sensibilização através de palestras aos atletas e encarregados de educação durante a pré-época de cada época desportiva, passando os valores éticos e morais que deverão ser seguidos.

 

O Clube Solidário: O principal objetivo desta iniciativa é envolver todas as pessoas que fazem parte da família CD Belas (atletas, equipas técnicas, pais, etc) para ajudarem quem mais precisa. Cada escalão do Clube, em todas as suas épocas, terá como missão ajudar uma associação. Todos junyos irão desenvolver um conjunto de estratégias de forma a angariar alimentis e/ou bens para serem doados.

 

Cartão Zero: Esta iniciativa visa sensibilizar os atletas e treinadores para as expulsões por comportamentos inadequados durante um jogo de futebol. Esta época temos o objetivo de não receber nenhuma expulsão nos jogos oficiais devido a qualquer tipo de comportamento inadequado dos nossos atletas ou treinadores, de qualquer um dos nossos escalões.

 

"Não ao Bullying e sim à Ética e ao Fairplay": Os nossos equipamentos passarão a ter mensagens contra o bulliyng e a favor da ética e do Fairplay.

 

Move-te por Valores!

Um website emjogo.pt