Entrevista ao Treinador: Daniel Fernandes

1. Pequena apresentação pessoal

Daniel Fernandes, tenho 35 anos. Sou licenciado em Contabilidade e Auditoria, Mestrado em Contabilidade e fiz também um MBA. Neste momento, estou a frequentar o Mestrado em treino desportivo, especialização em futebol. E tenho o curso de nível I de treinador e sou treinador do escalão de Juvenis do Clube Desportivo de Belas.

 

2. Quando começou no mundo do Futebol?

Comecei nas escolas da Académica com 6/7 anos de idade, e a partir daí mantive-me sempre ligado ao futebol, seja como jogador ou como treinador e, mais recentemente, como coordenador.

 

3. Conte um pouco do seu percurso profissional

Em termos profissionais, sempre trabalhei ligado à área da gestão e do controlo de gestão. Mais recentemente, abracei um desafio numa nova área, que é a gestão de projetos.

 

4. Qual a maior dificuldade em treinar crianças/jovens e como contornar essa dificuldade?

Treinar jovens é sempre um desafio enorme, e as dificuldades dependem sempre da forma como encaramos o treino desses escalões etários. Eu diria que não propriamente uma grande dificuldade, o que existe são desafios diários que nos colocam à prova e que muitas vezes estão relacionados com o crescimento dos atletas e com a maturação. Se tivesse de escolher uma dificuldade, seria o momento em que decidimos deixar de treinar escalões mais novos, para passar para outro patamar de desenvolvimento. É difícil, mas faz parte do crescimento, enquanto treinador.

 

5. Indique um momento que tenha ficado na memória durante o percurso no Clube Desportivo de Belas

Não tanto como treinador, mas como coordenador do Clube. O nosso 1º torneio de carnaval, em fevereiro, onde reunimos cerca de 400 atletas de 26 equipas diferentes

 

6. Quais são as suas perspetivas futuras enquanto treinador desportivo?

No futuro imediato, a ambição passa por ajudar o CD Belas a ter equipas competitivas que possam lutar por mais vitórias e aspirar às divisões superiores, neste caso como treinador no escalão de juvenis.

Depois, num futuro mais longo se verá o que acontece, até porque o mundo do futebol é sempre muito incerto. Mas todos temos sonhos e ambições, e a realização passará sempre por chegar à cadeira de sonho

Um website emjogo.pt